terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Informações relevantíssimas e um bocadinho daquela vergonha alheia!!

Lembro-me até hoje do meu primeiro momento de vergonha alheia e guardo-o comigo calorosamente, sempre que preciso de me sentir menos burra.

Estávamos a jantar em casa de uns amigos dos meus pais, tinha eu uns 13/14 anos e começava achar graça a participar nas conversas dos adultos, sentia-me mais madura e menos parva. 

O meu pai sempre apreciou vinho e sempre teve a mania que percebia muito do assunto, embora, cá para mim, apenas repetisse palavras juntas, que ouvia outros amigos dizer... adiante. Claro que, por causa disso, volta e meia, lá íamos parar ao assunto vinhos, castas, vindimas e etc. O meu pai e o amigo dele, que na altura já contava com uns bons trinta e tal anos, conversavam a um ritmo espetacular, a conversa fluía, todos felizes e contentes de barriguinha cheia.

De repente a minha mãe diz, despreocupada: "Ai, a mim faz-me muita confusão toda a gente ali a pisar as uvas.."

E como se uma nuvem negra em forma de dragão entrasse naquela sala, os olhos do amigo do meu pai embaciaram, a boca dele espasmou, gaguejou, olhou desesperado para todos enquanto alternadamente olhava assustadíssimo para o seu copo de vinho sobrante do jantar, que ali espreitava de muito perto. E balbuciou: "As uvas são pisadas?.... Com pés? De pessoas? E os fungos?... "



E eu fiquei ali a apanhar borboletas imaginárias, a fingir que não tinha percebido que aquela criatura já com idade para ter juizinho, tinha acabado de descobrir como se fazia o vinho.
Cerrei a boca e fui jogar bricmania, deixando a parte difícil para os adultos a sério.

Bem vindo ao mundo real, caro senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário